O Parque Mosaico não é um condomínio fechado, mas um bairro aberto, sem muros nem cancelas nas suas vias de acesso. Por isso, como em qualquer área pública da cidade, a responsabilidade pela segurança, mobilidade, manutenção da infraestrutura urbanística, preservação ambiental e qualidade de vida dos moradores cabe à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado do Amazonas.
Sabendo das dificuldades do Poder Público em manter as características de um projeto de alto nível como o do Parque Mosaico, a Mixcon Incorporadora e a DPC Empreendimentos Imobiliários, empresas responsáveis pelo desenvolvimento urbano do nosso bairro, criaram e vêm subsidiando o funcionamento da Associação Parque Mosaico.
Os recursos financeiros fornecidos por essas empresas vêm sendo aplicados, entre outras coisas, na contratação da empresa de segurança privada que realiza a ronda 24h em nossas ruas, na equipe de paisagismo que mantém nossos canteiros e praças, na construção e gestão da sede da Associação que abriga o Food Park Mosaico, na implantação do viveiro de árvores nativas da Amazônia que vem sendo plantadas em nossas ruas e praças, além da equipe que organiza as mobilizações de nossos moradores junto ao poder Público para conseguir melhorias no transporte público, maior presença da polícia e a construção da nossa Unidade Básica de Saúde, entre outras importantes vitórias.
Nos próximos meses, a Mixcon e a DPC vão iniciar a transferência do financiamento e da gestão da Associação para os proprietários de imóveis residenciais e comerciais do bairro. Para tanto, serão agendadas reuniões com cada condomínio e empreendimento comercial. Para apoiar esse processo, explicamos a seguir como está constituída a nossa Associação.
Quem participa da Associação?
Segundo seu estatuto, podem ser membros da Associação todos os proprietários de imóveis comerciais e residenciais com matrículas registradas dentro do projeto urbanístico do Parque Mosaico, bem como seus inquilinos. As empresas de desenvolvimento urbano responsáveis pela criação e implantação do bairro, Mixcon Incorporadora e DPC Empreendimentos Imobiliários, através de seus diretores, são os membros fundadores e patronos da entidade.
Como a Associação é organizada? Quem toma as decisões?
A Assembleia Geral, que reúne todos os membros em dia com suas contribuições, é o órgão máximo da Associação. Abaixo dela há três Conselhos: o Conselho Institucional (que delibera sobre possíveis alterações no projeto urbanístico do bairro e firma parcerias com o Poder Público), o Conselho Superior (que delibera sobre regulamentos extra condominiais e julga recursos levados à Ouvidoria) e o Conselho Deliberativo (que elege a Diretoria, o Conselho Fiscal, as Comissões de Trabalho, fixa o valor das contribuições e aprova o orçamento). A gestão do dia a dia da Associação cabe à Diretoria e às suas diversas Comissões de Trabalho (como a Comissão de Orçamento ou a Comissão de Atividades Sociais, por exemplo). Todos os membros em dia com suas contribuições podem ser eleitos para participar desses órgãos.