Skip to main content

Na última quinta-feira, 4 de dezembro, a Prefeitura de Manaus assinou a ordem de serviço para a construção da Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista – FMTEA no Parque Mosaico. Uma placa anunciando o complexo já foi colocada na Avenida Desembargador João Machado, em terreno próximo do nosso Viveiro de Mudas Nativas da Amazônia.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, e do vice Renato Junior, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Seminf, além de profissionais da saúde ligados ao Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy – EAMAAR, pessoas do espectro autista e seus familiares.

Segundo comunicado da Prefeitura, “o projeto nasce com a missão de acolher, estimular e desenvolver crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo um espaço pensado para atender suas necessidades de forma integral”.

Com 4.002,94 m² de área total (sendo 2.622,38 m² para o prédio principal), a FMTEA promete ser um centro de referência, com serviços integrados de saúde, educação, assistência social e esporte, com base em três pilares: conexão com a natureza, sustentabilidade e ambientes terapêuticos lúdicos.

Quadra poliesportiva, piscina terapêutica, parque sensorial e uma Vila do Autista (com playground e áreas de convivência) estão previstos para o complexo, que disporá de salas para atendimento especializado, terapia multidisciplinar, fisioterapia e odontologia, além de espaços de estímulos que vão da robótica às artes.

Com essa notícia, nosso bairro recebe de braços abertos o primeiro grande complexo público do Brasil voltado exclusivamente ao atendimento de pessoas do espectro autista, tornando o Parque Mosaico referência nacional em inclusão e acolhimento.

(Crédito das fotos: João Viana / Semcom)