Com implantação iniciada em 2023, o viveiro de árvores nativas da Amazônia da Associação Parque Mosaico não para de crescer, trazendo ainda mais verde para o nosso bairro. Graças a doações de mudas que estavam sendo cultivadas em área pertencente à DPC Empreendimentos Imobiliários, que junto à Mixcon é responsável pelo desenvolvimento urbano do Parque Mosaico, nosso viveiro hoje possui cerca de 25 mil mudas prontas para plantio.
São cerca de 21,5 mil mudas de Açaí (Euterpe oleracea), 3 mil mudas de Bacaba (Oenocarpus bacaba) e 500 mudas de Patauá (Oenocarpus bataua), todas palmeiras nativas de nossa Amazônia e com alto poder nutritivo.
Somam-se a elas dezenas de mudas de espécies como Faveira (Parkia multijuga), Jatobá (Hymenaea coubaril), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba), Pente de macaco (Apeiba tibourbou) e Paricá (Schizolobium amazonicum) que semeamos no início de nossa operação em junho, durante a Semana do Meio Ambiente. Logo, elas serão transferidas de nossas sementeiras para os tubetes e saquinhos onde vão crescer até ficarem aptas para o plantio.
Nosso viveiro vai fornecer árvores e plantas ornamentais nativas da Amazônia para as praças e avenidas de nosso bairro, cuja jardinagem e paisagismo são supervisionados pela Associação para garantir o respeito ao projeto original do Parque Mosaico. As mudas também vão ajudar na restauração florestal às margens do Igarapé do Gigante, não apenas no bairro Parque Mosaico, mas em toda a extensão desse rio, que nasce no terreno do Aeroporto Internacional de Manaus e deságua na Marina do Davi.
Confira abaixo mais fotos do viveiro de árvores nativas da Amazônia da Associação Parque Mosaico: