Skip to main content

O crescimento desordenado de Manaus às vezes transforma o cotidiano de quem vive em nossa cidade em um verdadeiro pesadelo. Trânsito caótico, violência, falta de saneamento básico, calçadas esburacadas, lixo nas ruas: a lista de problemas não pára de crescer. Em comparação, nosso bairro é um verdadeiro sonho. Mas como o Parque Mosaico não é um condomínio fechado, mas sim um bairro aberto, sem muros e guaritas, a responsabilidade pela manutenção da infraestrutura urbanística e pela segurança dos nossos moradores cabem à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Amazonas. 

Com o desenvolvimento do bairro e sua conexão a outras áreas da cidade, a tendência é que o caos urbano vá invadindo nossas ruas e descaracterizando nossa vizinhança. É para impedir que isso aconteça e garantir a manutenção do projeto urbanístico criado para o nosso bairro que a Associação Parque Mosaico existe. Para isso, entretanto, ela precisa do engajamento dos moradores e do apoio financeiro dos condomínios do bairro.

Até hoje, a Associação vem sendo bancada pela Mixcon Incorporadora, empresa responsável pelo desenvolvimento urbano do nosso bairro. Esses recursos financeiros são aplicados, entre outras coisas, na contratação da empresa de segurança privada que mantém a ronda 24h em nossas ruas, na equipe de paisagismo que mantém nossos canteiros e praças, na construção e gestão da sede da Associação que abriga o Food Park Mosaico, na construção e manutenção do viveiro de árvores nativas da Amazônia que serão plantadas em nossas ruas, praças e margens de igarapés, além da equipe que organiza nossas mobilizações junto ao poder Público.

Nos próximos meses, a Mixcon vai iniciar a transferência integral do financiamento e da gestão da Associação para os condomínios e proprietários de imóveis residenciais e comerciais do bairro. Para tanto, serão agendadas reuniões com cada condomínio. Aguarde mais informações. Enquanto isso não acontece, compare dados atualizados sobre a realidade urbana de Manaus com o nosso bairro e entenda a importância da Associação Parque Mosaico para espantar o pesadelo e tornar nosso sonho realidade.

Segurança

A segurança é um dos problemas que mais tiram o sono dos manauaras. Com alta taxa de homicídios e mortes violentas, a cidade é a 3ª capital mais violenta do Brasil, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, Manaus é a unidade federativa com maior proporção de vítimas de furto: em 2021, 95 mil de todos os seus domicílios tinham ao menos uma pessoa que passou por isso, apontou o IBGE.

Pensando nisso, a Associação Parque Mosaico criou a iniciativa Vizinhança Solidária, que mantém um serviço de ronda 24 horas por dia. Oito agentes de segurança se revezam em duplas responsáveis por cada turno, durante o dia e à noite. Enquanto um profissional faz a patrulha entre a sede da Associação e a Praça Elizabeth, o segundo percorre todo o Parque Mosaico numa viatura e em uma moto.

Calçadas e paisagismo

Segundo o relatório Calçadas do Brasil 2019, apresentado pelo portal Mobilize, Manaus está entre as cidades com pior índice de calçadas disponíveis para a população. Quando elas existem, estão frequentemente em péssimo estado, representando um risco para todos, em especial idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Em nosso bairro, o calçamento recebe atenção e cuidado. E o que fica em torno dele também: além de dispormos de ciclofaixas, que aumentam a segurança dos ciclistas, a Associação também cuida do paisagismo do bairro, ao contratar uma empresa especializada para podar e plantar árvores segundo o planejamento urbanístico do Parque Mosaico. 

Saneamento

O baixo índice de saneamento básico é um dos principais obstáculos para a qualidade de vida em Manaus. Em ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil em 2023, a capital manauara aparece entre as 20 piores cidades em tratamento de esgoto do país.

Foi com esse problema em mente que a Associação Parque Mosaico batalhou para que o bairro tivesse uma estação de tratamento de esgotos para chamar de nossa. Inaugurada em 2022, a ETE recebe os efluentes de todos os condomínios do empreendimento, filtrando os esgotos e devolvendo água 100% pura para o Igarapé do Gigante.